Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

Com o preço dos combustíveis a pesar cada vez mais no bolso dos portugueses, cada vez mais se trocam os carros pelos transportes públicos ou em caso de isto não ser possível, troca-se o nosso carro pelo do vizinho...

 

Pois é, parece que a moda das boleias (carpooling) voltou e está para durar! As primeiras notícias (pelo menos as com maior ênfase nos meios de comunicação social), vieram de uma rádio de Guimarães, que apelou aos vimaranenses para apanhar boleias... Não, claro que não com um desconhecido, mas sim com uma pessoa que morasse perto e fosse trabalhar para o mesmo sítio ou para perto e parece que está a resultar. Ou não?

 

Aqui em casa, esta história da boleia pegou uns dias antes desta notícia de Guimarães e não pegou há mais tempo, porque o meu marido não tinha nenhum colega de trabalho que morasse perto de nós. Agora tem! O que fazem? Uma semana eles vão no nosso carro e na semana a seguir vão no carro do colega. Falta arranjar uma terceira pessoa... Era bom, não era?

 

 

E não esquecer também, que além de nos poupar uns trocos ao fim do mês, também poupamos o ambiente!



publicado por dina às 18:06 | link do post | comentar

2 comentários:
De Hugo Jorge a 19 de Junho de 2008 às 09:11
Aprender a Andar de Bicicleta nas Estradas Portuguesas

Cenas a Pedal apresenta formação inovadora para fomentar a mobilidade sustentável nas cidades portuguesas

http://www.cenasapedal.com


A Cenas a Pedal apresenta uma formação inovadora e única em Portugal: Cursos de Condução de Bicicleta.

Qualquer que seja a idade, o nível actual de habilidade ou os antecedentes com bicicletas da pessoa, a Cenas a Pedal acredita que tem algo para lhe oferecer. Mesmo que não seja capaz de se equilibrar numa bicicleta, esteja a voltar ao seu uso após um interregno, ou seja um ciclista regular que quer desenvolver mais as suas competências.

Em Portugal não há um programa nacional de formação em condução de bicicletas, e é algo ainda muito raro junto dos operadores privados. Como contributo para colmatar esta lacuna a Cenas a Pedal "importou" o Padrão Nacional britânico de condução de bicicletas e adoptou-o como base destes novos cursos que agora estreia em Portugal.

O Padrão Nacional britânico inclui formação para adultos bem como para crianças (a partir dos 9-10 anos de idade), e é desenvolvido na estrada em cenários reais de tráfego, sob supervisão. Trata-se de uma formação de alta qualidade levada a cabo por instrutores habilitados e certificados, a qual permitirá tornar qualquer pessoa num ciclista hábil e confiante que terá as competências para gerir todas as condições de estrada e de trânsito em segurança.

Segundo Ana Pereira, responsável da Cenas a Pedal, “O aumento do preço dos combustíveis, as alterações climáticas, o caos nas cidades causado pelo excesso de carros e trânsito, a obesidade e as doenças derivadas do sedentarismo, são algumas das questões prementes nos tempos que correm. “Mobilidade sustentável” já deixou de ser um conceito abstracto para passar a ser uma necessidade inadiável e que marca o dia-a-dia de todos nós.”

Ana Pereira acrescenta “Existem cada vez mais pessoas a procurar outras formas de se deslocar nas cidades, nomeadamente através de bicicleta. Muitas destas pessoas sentem-se, contudo, apreensivas face a essa opção. Queixam-se do trânsito e têm medo dos automobilistas. Este programa de formação ensina-as a conduzir uma bicicleta na estrada de uma forma segura e confiante, respeitando sempre os outros utilizadores da estrada.”
A Cenas a Pedal é uma empresa vocacionada para as soluções de mobilidade sustentável e de lazer activo, e foi fundada no final de 2006 por dois jovens universitários com vontade de colmatar as enormes lacunas do mercado português na área das bicicletas utilitárias.
== FIM ==


De dina a 20 de Junho de 2008 às 14:22
Acho que é uma boa ideia, mas sedentários como os portugueses são, se não andam de bicileta, não vão com certeza levantar a peida do sofá para ter este tipo de aulas, o que é lamentável...


Comentar post

Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


links
posts recentes

Estatísticas: 'Jovens con...

"Introdução de portagens ...

Oito cêntimos o quilómetr...

Portajar: a palavra que o...

Português a 228 km/hora e...

Benefícios fiscais para a...

Carta de condução só depo...

Comissão de Utentes diz q...

Embrace Life - a diferenç...

Automobilistas holandeses...

arquivos
tags

comportamento português(159)

notícias(82)

acidentes(42)

a minha terra(39)

vídeos(18)

fotos(16)

estacionamentos(14)

homens ao volante(11)

atropelamento(9)

auto-estrada(9)

iniciativas(9)

vci(9)

gasolineiras(8)

operação stop(8)

gasolina(7)

mulheres ao volante(7)

portagens(7)

carjacking(6)

excesso de velocidade(6)

passadeiras(6)

todas as tags

comentários recentes
devia de aver ainda mais
Pois eu concordo quando dizem k isto anda perigoso...
Boas.Esse estacionamento deve-se ao facto de talve...
Acho bem, ou pagam todos ou não paga ninguém
Mas assim pagamos todos para que os que lá passam ...
Não existem passadeiras nas auto-estradas?!
Boas,Já deviam ter visto isto há muito tempo. É pr...
Ver este diverido artigo sobre a condução em Portu...
Basta às vezes repararmos um pouco, para nos aperc...
subscrever feeds
blogs SAPO
mais sobre mim