Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008

 

Já têm deixado aqui frequentemente comentários sobre as alternativas aos automóveis, algo que até vejo com bom agrado, só que a estrutura do lugar onde vivo não permite que se consiga fazer isso com frequência, que é o uso da bicicleta.

 

Hoje, uma notícia no JN fala sobre a existência de cursos para aprender a andar de bicicleta em Lisboa. O certo é que se além da estrutura geográfica da cidade não for apelativa, o facto de não existirem pistas para ciclistas, também não facilita.

 

 

A formação de ciclistas numa cidade que no final de 2009 deverá ter 80 quilómetros de pistas cicláveis é o objectivo do primeiro curso de condução de bicicleta que arranca sábado, promovido pela Câmara de Lisboa.

O curso divide-se em vários níveis e irá ensinar não só quem nunca aprendeu a andar de bicicleta, mas também formar ciclistas em condução em meio urbano, que geralmente conduzem em espaços fechados, como parques ou jardins.

"Compram-se muitas bicicletas, os números mostram isso, mas é uma prática geralmente em espaços fechados. Por isso, os cursos vão abranger comportamentos preventivos de segurança, incidir sobre situações do dia-a-dia para evitar acidentes", disse à Lusa o arquitecto paisagista Duarte Mata, do gabinete do vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes.

O trânsito é afinal o principal obstáculo dos ciclistas e não o relevo da "cidade das sete colinas", aponta o arquitecto, sustentado por "diversos estudos" na matéria.

"A maior parte da cidade é plana, sobretudo as zonas residenciais e universitárias", refere, acrescentando que o objectivo será um "relacionamento dos ciclistas com os transportes públicos".

Os cursos, em que já se inscreveram 50 pessoas, têm como objectivo preparar ciclistas para os novos equipamentos de que a capital será dotada: "No final da Primavera do próximo ano, pela primeira vez, haverá condições para os ciclistas, com percursos e uma rede de bicicletas de uso partilhado".

O curso de primeiro nível, para quem não sabe de todo andar de bicicleta, é o que está a ter maior procura, sobretudo por pessoas "na vida activa", explicou Duarte Mata, justificando que as aulas ao sábado estão a ser as mais solicitadas.

A formação começa no sábado na Quinta das Conchas, e irá decorrer até ao final de Dezembro, com sucessivos cursos que integrarão um máximo de 160 pessoas, que poderão igualmente ter aulas durante a semana, no Parque Desportivo de São João de Brito.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo é parceira da autarquia neste projecto, destacando os formadores.

A rede de bicicletas de uso partilhado deverá estar a funcionar em Junho do próximo ano, altura em que deverão estar igualmente criados 65 estacionamentos para ciclistas.

Até ao final de 2009 a cidade deverá dispor de cerca de 80 quilómetros de pistas cicláveis, entre equipamentos novos e pistas reactivadas e concluídas, como a da radial de Benfica.

 

 



publicado por dina às 14:44 | link do post

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


links
posts recentes

Estatísticas: 'Jovens con...

"Introdução de portagens ...

Oito cêntimos o quilómetr...

Portajar: a palavra que o...

Português a 228 km/hora e...

Benefícios fiscais para a...

Carta de condução só depo...

Comissão de Utentes diz q...

Embrace Life - a diferenç...

Automobilistas holandeses...

arquivos
tags

comportamento português(159)

notícias(82)

acidentes(42)

a minha terra(39)

vídeos(18)

fotos(16)

estacionamentos(14)

homens ao volante(11)

atropelamento(9)

auto-estrada(9)

iniciativas(9)

vci(9)

gasolineiras(8)

operação stop(8)

gasolina(7)

mulheres ao volante(7)

portagens(7)

carjacking(6)

excesso de velocidade(6)

passadeiras(6)

todas as tags

comentários recentes
devia de aver ainda mais
Pois eu concordo quando dizem k isto anda perigoso...
Boas.Esse estacionamento deve-se ao facto de talve...
Acho bem, ou pagam todos ou não paga ninguém
Mas assim pagamos todos para que os que lá passam ...
Não existem passadeiras nas auto-estradas?!
Boas,Já deviam ter visto isto há muito tempo. É pr...
Ver este diverido artigo sobre a condução em Portu...
Basta às vezes repararmos um pouco, para nos aperc...
subscrever feeds
blogs SAPO
mais sobre mim